Editorial 11

Outros editoriais Primeira Página

Sabesp premia o saneamento

A competição gera qualidade. Um atleta precisa treinar, exercitar-se, aprimorar-se, enfim, buscar qualidade para ser o melhor e conseqüentemente chegar à primeira colocação numa disputa. Se não existir outro competidor, não há porque se esmerar, pois a ninguém ele pode se sobrepor. Sua motivação está alicerçada tão somente na satisfação pessoal e particular de ser um atleta bem preparado e admirado, mas nunca comparado através da contenda para lhe ser atribuído o título de "o melhor". Poderá ser um destacado profissional, mas nunca o mais eficiente, se não existirem termos de avaliação comparativa. Para tanto, é necessário que haja a disputa, vindo com ela a qualidade.

Transportando o raciocínio para o cotidiano econômico, é fácil entender que uma empresa, eficiente na fabricação e fornecimento de seus produtos, poderá ser classificada como instituição que atende satisfatoriamente a seus clientes, mas poderá ser adjetivada de "a melhor" apenas se participar de uma competição. Por outro lado, o monopólio, sem termos de comparação por lógica ausência de competidor, pode levar ao comodismo tecnológico, desprezando o desenvolvimento. É aceitável, pois, a assertiva segundo a qual a concorrência é salutar.

A Sabesp – Cia. de Saneamento do Estado de São Paulo - empresa que opera os sistemas de água e esgoto em diversos municípios do Estado, instituiu o prêmio Excelência em Fornecimento, para destacar as empresas fornecedoras de materiais e equipamentos para o saneamento que melhor desempenho apresentaram em 2001.

Concorreram empresas nacionais e internacionais que tenham fornecido materiais para a Sabesp no período considerado para a premiação, 2001. Nesse ano, as fornecedoras participaram nas seguintes categoriais: hidrômetros, tubos de ferro fundido para água, tubos de ferro fundido para esgoto, conexões de ferro fundido, tubos de PVC reforçado, tubos de PVC não reforçado, tubos de PEAD, conexões de polipropileno, tampões de ferro fundido, juntas de reparo e montagem, tubos e conexões cerâmicos e tubos de aço.

O projeto tem como objetivo "desenvolver relações cada vez mais profissionais e estreitas com os fornecedores, através das quais a Sabesp obtenha resultados positivos, tanto de ordem econômica quanto administrativa", segundo a proponente.

Foram destaque, neste primeiro ano da premiação, empresas que atenderam aos parâmetros de fornecimento como prazo de entrega, qualidade do material, inspeção e participação. Receberam o Certificado de Reconhecimento pela Excelência em Fornecimento as empresas:

Actaris Ltda.

Brastubo Construções Metálicas S/A

Indústria Manufatura Daimitsu Ltda.

LAO Indústria Ltda.

Saint-Gobain Canalizações S/A

Tigre S/A – Tubos e Conexões.

A iniciativa da Sabesp, digna de elogios, faz pensar que ela própria, operadora de renome internacional, não participa de avaliação comparativa, pelo simples fato de não existir evento competitivo que possa julgá-la junto às demais empresas do setor.

A SABESP fez a sua parte. Premiou os fornecedores e, por extensão, premiou o saneamento.

Quem sabe, uma instituição de âmbito nacional possa desenvolver um prêmio para classificar as operadoras de sistemas de saneamento, envolvendo os segmentos estadual, municipal e privado. A ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – está com a palavra. 11.28032002.

Para comentar este assunto clique aqui!

Topo

Outros Editoriais Primeira Página