Aqua Notícias

Hoje é  

 

  Voltar : Outras Notícias : Primeira Página

Imprimir

Publicada em 28/05/2006

Está poluída a maior lagoa

salgada do mundo

Esgoto doméstico polui a lagoa de Araruama, na região dos Lagos (RJ), mas o quadro é reversível, segundo as autoridades.

Cerca de 150 tubulações despejam esgoto sem tratamento na lagoa de Araruama, pintando de preto suas praias. Estrangulada pelo assoreamento do canal de Itajuru, em Cabo Frio, única ligação dente a lagoa e o oceano Atlântico, a água leva em torno de um ano para ser renovada.

Com 220 km2, a lagoa banha seis cidades: Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, Arraial do Cabo e Cabo Frio. Vivem na região em torno de 300 mil habitantes e no verão a população triplica.

São despejados in natura aproximadamente 900 l/s de esgoto, dos quais apenas cinqüenta por cento são tratados.

Arnaldo Villa Nova, presidente da ONG Viva Lagoa, diz que a situação era mais grave até o ano passado, quando nada de esgoto era tratado na região. Segundo ele, só em 2005 as empresas privadas responsáveis pelo saneamento básico da região - Prolagos e Águas de Juturnaíba - colocaram em operação três estações de tratamento, aguardadas desde 1998.

A solução mais próxima está em dragar o canal, liberando a renovação mais rapidamente da água entre a lagoa e o oceano. Para tanto, foi instalada uma draga em 2003, mas os trabalhos não têm continuidade e são interrompidos com freqüência, segundo Villa Nova.

O governo do Estado diz que concluirá em dois meses o alargamento do canal de Itajuru. Com as obras, a largura do canal passará de 40 m para 270 m, o que pode minorar o problema. Segundo informa o Estado, já foram gastos R$ 15 milhões em uma nova draga e a lagoa deverá estar recuperada até o fim deste ano.

 

COMENTE esta notícia clicando aqui

 

               _______________  Leia

O Concorrente    

Jornal on-line de opinião

Topo

  Voltar : Outras Notícias : Primeira Página