Aqua Notícias

Hoje é  

 

  Voltar : Outras Notícias : Primeira Página

Imprimir

Publicada em 06/06/2006

Território chinês está em situação

ecológica frágil

90% das pastagens naturais e 40% dos banhados estão ameaçados.

A China anunciou que 60% do seu território esta em situação ecológica frágil, ainda que tenha se comprometido a fazer controle do meio ambiente até 2010.

As conclusões foram anunciadas em vários documentos oficiais divulgados no Dia Mundial do Meio Ambiente - transcorrido ontem - dedicado neste ano à desertificação, um fenômeno que tem especial relevância na China, segundo a agência de notícias Efe.

Em um dos informes, a Administração Estatal de Proteção ao Meio Ambiente adverte que o "estado ecológico" do país se deteriora devido às políticas implantadas.

As observações são alarmantes: a situação ecológica de 60% do território chinês é "frágil", com 90% das pastagens naturais ameaça-das por desertificação e 40% dos banhados em baixa.

"Diversas áreas úmidas naturais foram substituídas por plantações de arroz e construção civil, nas regiões dos rios Yangtesé  e Perla, o motor econômico do país", disse Shu Jianmin, vice-presidente da Academia de Investigação China de Ciência e Meio Ambiente. 

 

Situação menos alarmante está contida no livro "Proteção ambiental na China", divulgado pelo Conselho de Estado: "A tendência quanto ao agravamento da poluição e destruição ecológica está diminuindo".

"Cremos que o livro é uma boa iniciativa, pois apresenta a situa-ção dos últimos anos. Estamos de acordo, em principio, com o enfo-que. O governo reconhece o conflito entre desenvolvimento e meio ambiente", afirmou Lo Sze Ping, diretor do Greenpeace na China.

COMENTE esta notícia clicando aqui

 

               _______________  Leia

O Concorrente    

Jornal on-line de opinião

Topo

  Voltar : Outras Notícias : Primeira Página