Aqua Notícias

Hoje é  

 

  Voltar : Outras Notícias : Primeira Página

Publicada em 06/04/2007

ONU faz novo alerta à humanidade

Passados menos de dois meses do último alerta - veja aqui - a ONU volta a advertir a humanidade sobre problemas ambientais que poderão atingir o cidadão comum, a sociedade como um todo e o próprio planeta Terra.

Mais de 1 bilhão de pessoas devem sofrer com a falta de água em um futuro próximo e as populações pobres serão as mais afetadas. A previsão é feita por cerca de 400 cientistas reunidos em Bruxelas ao divulgarem a segunda parte do relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, na sigla em inglês).

A razão principal para essa e outras dificuldades sociais é o aquecimento global provocado, segundo os cientistas, pelo efeito estufa. O derretimento precoce da camada de gelo de grandes cadeias de montanhas, como o Himalaia e os Andes, causado pelo aumento da temperatura na Terra é apontado como causa principal. Essas cordilheiras funcionam como reservatórios, acumulando água em forma de gelo durante o inverno para liberá-la gradualmente com o derretimento no verão - um processo natural fadado a terminar, pois o derretimento já começou, segundo afirmam os cientistas. Até o final do século, 75% do gelo dos Alpes poderão desaparecer e as regiões costeiras e baixas serão inundadas, gerando deslocamentos populacionais.

Está prevista a extinção de um terço das espécies de animais e plantas do planeta. No mesmo relatório consta que a pecuária será afetada, principalmente na América do Sul, África e Ásia. Isso aumentaria a fome e a ocorrência de doenças nas regiões mais pobres do mundo. Esses efeitos seriam provocados pelo aumento de 1,5 ºC na temperatura da Terra, se comparados com valores de 1990. Curiosamente, os cientistas afirmam que, se o aumento for de apenas 1 ºC, será beneficiada a agricultura na Nova Zelândia, Rússia e América do Norte.

O relatório divulgado hoje é resultado de uma semana de debates entre 400 especialistas. O documento está sendo lançado em quatro partes ao longo deste ano. Na primeira delas, publicada em fevereiro em Paris, os cientistas projetaram um aumento de até 4 ºC na temperatura da Terra ainda neste século e culparam o homem pelo aquecimento global. Em maio, na Tailândia, o IPCC apresentará a terceira parte que vai abordar as formas de impedir o aumento da concentração de gases nocivos ao ambiente.

Greenpeace - O tempo para agir contra as mudanças climáticas está se esgotando, alertou o Greenpeace, logo após a divulgação do novo relatório do IPCC. "É uma visão apocalíptica do futuro. A Terra será completamente transformada pelas mudanças climáticas induzidas pela atividade humana, a menos que uma série de medidas seja adotada imediatamente" afirmou Stephanie Tunmore, coordenadora da campanha de Clima e Energia do Greenpeace Internacional. "O relatório divulgado hoje mostra que o tempo está acabando."

COMENTE esta notícia clicando aqui

 

________________________  Leia

O Concorrente    

Jornal on-line de opinião

Topo

Outras Notícias : Primeira Página