Aqua Notícias

Hoje é  

 

  Outras Notícias : Primeira Página

Publicada em 09/05/2007

Segurança nuclear brasileira é inspecionada

Agência Internacional de Energia Atômica) analisaram a operação, organização, proteção radiológica, tratamento de rejeitos e questão ambiental da INB (Indústrias Nucleares do Brasil). A vistoria foi feita durante a operação para recarga do reator de Angra 1, desde a chegada do urânio enriquecido até o fechamento do elemento combustível.

O Brasil é o primeiro país no mundo a implantar as novas normas da AIEA. A vistoria de 19 dias será encerrada hoje em Resende (RJ).Os peritos e observadores integram a Missão Sedo (Avaliação de Segurança durante a Operação, na sigla em inglês). Os próximos países a serem visitados são Argentina e Chile.

"É a primeira vez no mundo que a agência envia peritos para fazer completa avaliação do sistema de segurança das fábricas do ciclo do combustível nuclear. Não é uma inspeção, mas uma revisão de operação. A partir daí as empresas poderão comparar as boas práticas e trocar experiências", afirmou Pierre Nocture, chefe damissão.

O Brasil foi escolhido para ser o primeiro inspecionado porque concentra numa só área todas as etapas da fabricação do elementocombustível: pó, pastilha e montagem.

As sugestões iniciais da agência começaram a ser implantadas já durante a missão. "O Brasil já requisitou outras missões como essa para os reatores das usinas. O País entendeu que a segurança nuclear nunca fica estável. Ela aumenta ou declina. E o Brasil fez opção clara por manter a segurança sempre em alta", afirmou Nocture.

A agência - A AIEA foi criada como organização autônoma da ONU em 29 de Julho de 1957. Seu objetivo é promover o uso pacífico daenergia nuclear e o desencorajamento do uso para fins militares de armas atômicas. O ex-presidente dos EUA, Eisenhower, fez em 1953um discurso visionário na Assembléia Geral das Nações Unidas, o que originou a criação deste organismo internacional.

A AIEA tem sede em Viena e conta com 137 estados membros, cujos representantes reúnem-se anualmente em Conferência Geral, onde elegem 35 membros para o Conselho de Governadores. Este Conselho reúne-se cinco vezes por ano e prepara as decisões a serem ratificadas pela Conferência Geral.

COMENTE esta notícia clicando aqui

 

________________________  Leia

O Concorrente    

Jornal on-line de opinião

Topo

  Outras Notícias : Primeira Página