Aqua Notícias |
|
Voltar :: Outras Notícias :: Primeira Página
Publicada em 17/11/2003 Alguns países já chegaram ao limite dos recursos hídricos
Paises como Austrália, Espanha, Estados Unidos, México, China, Índia, Marrocos, Arábia Saudita e Paquistão já alcançaram os limites de suas reservas de água ou estão a ponto de atingir esta marca. A ong (organização não governamental) WWF (Fundo Mundial para a Natureza), com sede em Genebra, pergunta "de onde virá água para esses países"? A WWF adverte aos agricultores sobre o desperdício, para evitar que a crescente necessidade de aumentar a produção de alimentos leve a uma autêntica crise de escassez. O setor agrícola absorve 70% da água consumida. Em alguns países em desenvolvimento atinge a 90%. Em 2000, 40% dos alimentos eram produzidos em terras irrigadas. Calcula-se que nos próximos 25 anos essa superfície deva ser incrementada em 20%.
Poluição permanente - Grande parte da água utilizada na irrigação volta ao meio ambiente muitas vezes poluída pela erosão e pelos pesticidas. A construção de canais e represas está desviando muitos cursos d'água e, como conseqüência, é cada vez maior a escassez. Segundo a WWF, as retenções e os sistemas de irrigação na parte superior do rio Indo são responsáveis pelos altos preços da água potável em Carachi, no Paquistão. Carachi tem cerca de 6 milhões de habitantes e está no sul do país, na foz do Indo.
Crise mundial - A modificação nos cursos dos rios pode afetar também a pesca, com a redução dos peixes que têm o ciclo de reprodução alterado. Segundo a WWF, o nível dos lençóis freáticos cai até dez metros por ano, no pior caso. Para essa ong, as causas principais para a crise da água, que se aproxima, são a existência de irrigação descontrolada e de cultura inadequada para as condições locais. O Fundo recomenda que os governos distribuam a água mais eqüitativamente entre os agricultores e as zonas de escassez. Sugere ainda que assegurem a permanência mínima de água nos rios e banhados, para preservar a vida dos peixes e a conservação do habitat.
Para comentar esta notícia, clique aqui
Últimas
Voltar :: Outras Notícias :: Primeira Página
|