MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS

AQUA.ENG.BR

linha de espaço

Notícias

Artigos técnicos

Comentários

Contatos

Editoriais

E-mail

Entrevistas

Eventos

Fotos

Frases

Hidrometria

Humor

Notícias

Opinião

Publicações

Quem somos

Publicada em 13/06/2007

Sabesp a caminho da privatização

A Sabesp (Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), maior empresa pública do gênero no mundo, estaria sendo preparada para a privatização. Quem afirma em tom de denúncia é o renomado jurista Fábio Konder Comparato.

Ontem, o jornal Folha de São Paulo publicou carta de Comparato - assinando como presidente da Comissão de Defesa da República e da Democracia, do Conselho Federal da OAB-SP - acusando o governo Serra de estar preparando a privatização da empresa estatal.

"Em explícita demonstração de política anti-republicana, o governador José Serra apresta-se a destinar R$ 1 bilhão de recursos públicos para financiar empresas privadas, enquanto deixa a Sabesp à mingua de recursos, a fim de preparar a sua iminente privatização", escreveu Comparato ao criticar notícia de que o governo estadual está criando um banco destinado a financiamentos para a iniciativa privada.

Hoje, o governo responde através do vice-governador Alberto Goldman, refutando as palavras do denunciante.

 "Surpreendente, por vir de quem vem e ser inverídica, a carta de ontem do doutor Fábio Comparato. A Sabesp, ao contrário do que ele diz, não 'está à mingua': tem uma direção de alta qualidade, está saneada financeiramente e vai investir perto de R$ 6 bilhões nos próximos quatro anos, o dobro do último quadriênio. A afirmação de que o governo pretende privatizar a Sabesp é republicanamente delirante", afirma Goldman.

Estatal - A Sabesp é uma empresa de economia mista, de capital aberto, e tem como principal acionista o Governo do Estado de São Paulo. Presente em 367 cidades, é responsável pela operação de sistemas de água e esgotos, mediante concessão dos municípios onde atua.

A Sabesp tem 800 unidades de produção e ao longo das redes de distribuição realiza 147 mil análises de água mensalmente. Para isso, existem 15 centros laboratoriais com padrão de qualidade reconhecidos internacionalmente.

A empresa produz 100 mil litros de água por segundo para abastecer 25 milhões de pessoas, segundo informa o site da estatal.

COMENTE esta notícia clicando aqui

Topo

  Voltar : Outras Notícias : Primeira Página

Sabesp privatizada?

COMENTÁRIO

O setor de telefonia foi levado ao caos tecnológico para ser justificada sua venda ao capital internacional. Houve eficiência, mas a custo elevadíssimo, com tarifas proibitivas.

No caso da Sabesp, as tarifas cobradas já estão entre as mais altas do mundo. Por isso mesmo atraem o investidor internacional.

Estaria de fato sendo privatizada a Sabesp? Em governos anteriores a idéia foi recheada de estudos e não havia segredos. Afinal, a onda privacionista era moda e enorme fonte de lucros para alguns. Hoje, os tempos são outros, mas a ganância financeira não tem limites nem cores políticas. - Equipe Aqua

linha de espaço

Copirraite 2000©2007, AQUA.ENG.BR - Todos os direitos reservados