Aqua Notícias

 

  Voltar :: Outras Notícias :: Primeira Página

 

Publicada em 29/11/2003

A Floresta Amazônica não é o

pulmão do mundo

A Floresta Amazônica não é a fonte de oxigênio capaz de manter o equilíbrio atmosférico em todo o globo terrestre. Ao contrário, estaria liberando mais gás carbônico (CO2) e contribuindo para o efeito estufa.

Segundo os professores Armênio Uzunian, Dan Edésio Pinseta e Sezar Sasson, autores de "Biologia - Introdução à Biologia e Ecologia" - 2ª edição, 2002,  numa floresta exuberante (estável, com poucas modificações), praticamente todo o oxigênio produzido na fotossíntese é consumido pela respiração dos seres vivos, nada é exportado.

"Por esse motivo, é falsa a afirmação de que a Floresta Amazônica seria um 'pulmão do mundo', no sentido de ser produtora de oxigênio para o resto do planeta", escrevem os professores.

Efeito estufa - A revista "Sience" publicou ontem artigo do brasileiro Humberto Ribeiro da Rocha, do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP) informando que a floresta amazônica está lançando na atmosfera, mais do que absorvendo, o principal gás causador do aquecimento da Terra: o CO2.

Pesquisa realizada mediu por três anos a saída e a entrada de gás carbônico na Floresta Nacional de Tapajós, ao sul de Santarém, no Pará.

"Ainda não se sabe como a floresta atua na escala regional, mas estamos vendo que a variabilidade é muito maior do que imaginávamos", diz Rocha.

A relação da floresta com o CO2, chamado de gás do efeito estufa, se dá de três formas. A fotossíntese, processo através do qual as folhas da vegetação viva usam a luz solar, água e CO2 da atmosfera para produzir biomassa, que aprisiona o carbono. O subproduto é o oxigênio. A respiração - assim como os animais, as plantas também respiram, ou seja, usam oxigênio para consumir seu alimento e produzir energia. O subproduto, desta vez, é o CO2 que leva carbono de volta para a atmosfera. A decomposição - os galhos, folhas e todas as sobras de matéria orgânica da floresta caem ao chão e formam uma camada que é degradada por microrganismos, o que devolve mais CO2 à atmosfera.

Feito o balanço final desses processos, o importante é saber o que predomina, já que o gás carbônico retém radiação do Sol na atmosfera do planeta e, por isso, é o principal vilão do aquecimento global, o efeito estufa.

O ideal seria esse sistema ser equivalente: todo CO2 que sair, voltar e vice-versa. Mas cientistas estão verificando que, em alguns lugares, a floresta emite mais do que absorve gás carbônico.

Para comentar esta notícia, clique aqui

 

                    Últimas 10

37:

28.11.03

>

Poluição gerada pela suinocultura é discutida em SC.

36:

27.11.03

>

Água mais pura do mundo pode estar ameaçada.

35:

26.11.03

>

Marta Suplicy desagrada Sabesp ao criar a Arsae.

34:

26.11.03

>

Dinheiro da cobrança pelo uso da água retorna ao Paraíba do Sul.

33:

25.11.03

>

Água será tema da Campanha da Fraternidade.

32:

24.11.03

>

Represa Guarapiranga está com 20% da capacidade.

31:

23.11.03

>

Existe quem faça chover.

30:

22.11.03

>

Não haverá racionamento de água no verão paulistano.

29:

21.11.03

>

Emissão de CO2 pode aumentar 50% até 2020.

28:

21.11.03

>

Invasão norte-americana à Amazônia pode começar pela Colômbia.

                       

 

 

Topo

  Voltar :: Outras Notícias :: Primeira Página