Entre
outras facilidades, a falta de água ocorrida no Estado de São Paulo já
pode ser comunicada por meio do celular, via aplicativo especialmente
desenvolvido para
facilitar a vida do consumidor.
A
Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) ampliou seu
atendimento pelo aplicativo do celular e tablete, que completou três
meses de operação no último dia 25, com um total de 39,8 mil
downloads e cerca de 132 mil acessos. Após atualização, novas
funções passam a ser disponibilizadas pelo Sabesp Mobile aos
consumidores dos 367 municípios atendidos pela estatal. A novidade
começa a valer nesta semana.
Entre
as novas opções que podem ser encontradas no aplicativo está
comunicação de falta d’água. O serviço tem o objetivo de agilizar as
notificações sobre esse tipo de ocorrência, mesmo com a redução das
reclamações contabilizadas pela companhia.
Foi
registrada uma queda de 35,8% nos chamados de falta de água no ano de
2016 em comparação com 2015. Neste ano, a tendência vem se mantendo
com a diminuição de 10,8% no número de solicitações no primeiro
trimestre em relação ao mesmo período de 2016.
Para
utilizar a nova funcionalidade, intitulada “estou sem água”, os
clientes devem estar cadastrados no aplicativo. É necessário informar
o número do RGI (Registro do Imóvel), encontrado no canto superior da
conta, e indicar se o problema ocorre apenas naquele local ou em toda
a vizinhança.
Caso
o sistema identifique a causa da ocorrência no momento da solicitação
(uma manutenção ou falta de energia no bairro, o que impede o
bombeamento da água), o próprio aplicativo já informa o usuário
imediatamente, inclusive com o prazo de normalização. Se o problema
não for identificado, o aplicativo registra a reclamação diretamente
no sistema da Sabesp e o cliente recebe o protocolo para
acompanhamento.
“Com
essa nova função no aplicativo, a Sabesp abre mais uma porta de
aproximação com o cliente, facilitando sua vida e trazendo a
comodidade de resolver problemas a qualquer hora, em qualquer lugar,
sem a necessidade de ir até uma agência presencial ou ligar para na
Central de Atendimento”, destaca Manuelito Magalhães Júnior, diretor
de Gestão Corporativa da empresa.
Além
dessa opção, o aplicativo oferece outros serviços, como acesso à
segunda via de conta, histórico das 12 últimas medições, avisos sobre
vencimento de débitos e alertas quando é registrado consumo acima do
normal – o que pode significar um vazamento dentro do imóvel, por
exemplo.
A
ferramenta também facilita o pagamento de contas com a possibilidade
de impressão da segunda via ou cópia do código de barras para quitar o
débito via aplicativo bancário.
O
Sabesp Mobile está disponível para dispositivos móveis com os sistemas
Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente pelas lojas virtuais
Play Store e App Store. Para utilizá-lo basta que o cliente se
cadastre informando e-mail, CPF e senha. Outros dados importantes, que
passam a ser solicitados com a atualização, são o nome e telefone do
cadastrado.
Balanço
– Lançado no aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro, o Sabesp
Mobile já obteve 39,8 mil downloads e cerca de 132 mil acessos.
Entre os serviços mais utilizados nos três meses de operação estão a
consulta de contas, com 15 mil acessos, seguido de visualização de
segunda via de conta e seu compartilhamento – que, juntos, tiveram
14,4 mil acessos.
Quanto aos casos de vazamentos, até agora foram registradas 1.010
comunicações relacionadas a água e 320 sobre esgoto, totalizando 1.330
solicitações. Destas, 805 foram acatadas e resolvidas. O restante não
era de responsabilidade da Sabesp, como vazamentos de água de chuva em
GAP (Galeria de Águas Pluviais), que são administradas pela prefeitura
de cada município, e vazamentos internos, que devem ser resolvidos
pelo proprietário do imóvel.
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