linha de topo

linha em branco

 

 

 

 

notícias

 

 

AQUA.ENG.BR

Ano 17,  .

 

Sobre as águas do mar de Canasvieiras, em Florianópolis, o "barco dos piratas" leva turistas a um passeio de verão.

linha em branco

ARTIGOS TÉCNICOS

COMENTÁRIOS

CONTATOS

EDITORIAIS

E-MAIL

ENTREVISTAS

EVENTOS

FOTOS

   

FRASES

HIDROMETRIA

REPORTAGENS

       

 

Notícias

Artigos técnicos

Comentários

Contatos

Editoriais

E-mail

Entrevistas

Eventos

Fotos

Frases

Hidrometria

Humor

Notícias

Opinião

Publicações

Reportagens

Quem somos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

19/07/2017

SC orienta como evitar congelamento de água nas redes e hidrômetros

 

Com o frio intenso e temperaturas abaixo de zero em mais de 50 municípios do Estado, Santa Catarina vive problemas com o abastecimento de água, provocados pelo congelamento.

As agências da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) dos municípios de São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra, entre outras cidades da Região Serrana, mantêm equipes reforçadas e em alerta para atendimento de emergências em função do frio intenso.

Foto: Luiz Carlos do Amaral/CASAN

Hidrômetro danificado pelo frio intenso apresenta "vazamento congelado".

Somente em São Joaquim, mais de 180 solicitações para consertos de cavaletes, quebrados em função das baixas temperaturas, foram recebidas desde segunda-feira (17/07).

O aumento de volume da água congelada causa os rompimentos.

“Pedimos paciência à população, pois todos os casos são prioridade. Nossas equipes estão reforçadas para atender da melhor forma possível as demandas, mas o conserto só pode ser realizado após o descongelamento da tubulação”, explica o chefe da Agência de São Joaquim, Luiz Carlos do Amaral. Segundo ele, a geada que se formou na madrugada desta terça-feira (18/07), fez baixar ainda mais a temperatura nas áreas de baixadas e próximas do rio ou córregos. Nestes locais está sendo registrado o maior número de cavaletes e hidrômetros quebrados pelo congelamento.

Para evitar que o número de ocorrências seja ainda maior, a CASAN trabalha com manobras operacionais, como o fechamento de registros e descargas de redes, evitando que a água parada nos canos congele e provoque rompimentos. As equipes estão reforçadas e trabalham com estoque ampliado de conexões, joelhos, registros, emendas e hidrômetros, entre outros equipamentos necessários para o atendimento das ocorrências neste período de baixas temperaturas.

A CASAN orienta a população a proteger canos não enterrados e hidrômetros que ficam expostos ao frio, cobrindo-os com algum tipo de material. Informa a Companhia que a cobertura pode ser feita com jornal, papelão ou lona, o que ajuda a evitar o congelamento e a consequente ruptura.

O mesmo tipo de proteção pode ser utilizado nos hidrômetros, para evitar que o equipamento seja danificado. O congelamento interno nos medidores de água provoca vazamentos, podendo até danificar peças mecânicas.

Comente este assunto AQUI.

Topo

  Outras notícias : Primeira Página

 

Dólar e euro hoje:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

aaaaaa

aaaaaa

aaaaaa

 

 

 

 

Copirraite 2000 © 2017, AQUA.ENG.BR - Todos os direitos reservados.

O Concorrente

 

 

 

linha de espaç