linha de topo

linha em branco

 

 

 

 

notícias

 

 

AQUA.ENG.BR

Ano 20,  .

 

Sobre as águas do mar de Canasvieiras, em Florianópolis, o "barco dos piratas" leva turistas a um passeio de verão.

linha em branco

ARTIGOS TÉCNICOS

COMENTÁRIOS

CONTATOS

EDITORIAIS

E-MAIL

ENTREVISTAS

EVENTOS

FOTOS

   

FRASES

HIDROMETRIA

REPORTAGENS

       

 

Notícias

Artigos técnicos

Comentários

Contatos

Editoriais

E-mail

Entrevistas

Eventos

Fotos

Frases

Hidrometria

Humor

Notícias

Opinião

Publicações

Reportagens

Quem somos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

25/11//2019

Transposição do São Francisco reinicia abastecimento ao Nordeste

 

Após interrupção em fevereiro de 2019, o bombeamento das águas do Rio São Francisco voltou a abastecer o Nordeste nesta quarta-feira (20/11).

Canal de transposição do São Francisco

Oficialmente o Eixo Leste foi paralisado por deficiência nos equipamentos, deixando os nordestinos por 10 meses com falhas no abastecimento.

Segundo o presidente da AESA (Agência de Gestão das Águas do Estado da Paraíba), Porfírio Loureiro, a chegada da água da transposição a Monteiro não garante previsão de chegada aos açudes da região.

"A calha do Rio Paraíba está preparada para receber a água da transposição e, se em algum ponto dela tiver alguma interferência, o Estado vai atuar para resolver. Estamos esperando que a água se estabilize para determinarmos qual a vazão a ser liberada pelo portal de Monteiro, e saber qual o tempo em que essa água vai chegar no açude de Boqueirão", disse Loureiro à Rádio Campina FM.

Um pouco antes - Em Pernambuco, o abastecimento voltou mais cedo. Segundo o Diário de Pernambuco, no início de agosto o Sistema Integrado Adutora do Agreste-Moxotó voltou a funcionar. O retorno do bombeamento no canal do Eixo Leste retomou o abastecimento da Barragem do Moxotó, localizada em Rio da Barra, distrito de Sertânia.

Solução - O Governo Federal estuda medidas para evitar novas paralisações na transposição. Entre elas, cogita-se a privatização total do sistema ou a concessão por prazo determinado. Visa resolver o problema dos custos altíssimos com a operação e manutenção do gigantesco sistema.

Números - A Transposição do Rio São Francisco é uma obra composta por 13 aquedutos, 9 estações de bombeamento, 27 reservatórios, 9 subestações de 230 Kw, 270 km de linhas elétricas, 4 túneis e 477 km de extensão nos dois eixos (Leste e Norte).

O projeto concluído vai levar água do Rio São Francisco ao Nordeste brasileiro. Prazo de conclusão: 11 anos, com início em 2017. Estimativa de custo: orçado em R$ 4,5 bilhões, já consumiu 113% acima do previsto, chegando a R$ 9,6 bilhões.

Comente este assunto AQUI.

Topo

  Outras notícias : Primeira Página

 

Dólar e euro HOJE:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

aaaaaa

aaaaaa

aaaaaa

 

 

 

Copirraite 2000 © 2019, AQUA.ENG.BR - Todos os direitos reservados.

O Concorrente

 

 

 

linha de espaç