Aqua Notícias

Hoje é

 

  Voltar \ Outras Notícias \ Primeira Página

Imprimir

Publicada em 05/11/2004

Protocolo de Quioto vigora em

fevereiro de 2005

O presidente russo assinou hoje o acordo internacional que prevê a redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa. Era o último passo que faltava para a vigência do acordo.

Com a sansão de Vladimir Putin está definida a viabilidade do Protocolo de Quioto, previsto para entrar em vigência a partir de fevereiro de 2005. Os ajustes finais serão feitos em dezembro deste ano, em Buenos Aires.

A participação russa foi decisiva para o acordo que precisava de 55 paises responsáveis por 55% das emissões de gases geradores do efeito estufa. Os Estados Unidos, que respondem sozinhos por 36% das emissões, deixaram o acordo de lado. A Rússia passou então a ocupar lugar importante - ela é o segundo maior poluidor, com 17%.

Preços russos - O comércio de carbono, previsto no Protocolo, no qual países pobres venderão direitos de poluição aos ricos que precisam reduzir emissões, terá seu formato e preços definidos pela Rússia.

Com a extinção da União Soviética, que tinha uma indústria suja, o país ficou com grande estoque de "créditos" de poluição - o chamado "ar quente" - que ele pode vender no mercado de emissões. Há o temor que esses títulos depreciem o valor global da tonelada de carbono. Isso é ruim para o Brasil que quer ganhar dinheiro vendendo créditos.

Para comentar esta notícia, clique aqui

 

                    Últimas 5

23.10.04, 93

Câmara russa aprova Protocolo de Quioto

24.09.04, 92

Antártida descongela-se e eleva nível dos mares.

23.09.04, 91

Criado grupo para consolidar marco regulatório do saneamento.

15.09.04, 90

Potências parceiras divergem por causa do efeito estufa.

08.09.04, 89

Governador de Goiás ameaça ir à Justiça contra projeto de saneamento.

                                   

Leia

O Concorrente

Jornal on-line de opinião

Topo

  Voltar \ Outras Notícias \ Primeira Página