Aqua Notícias

 

  Voltar :: Outras Notícias :: Primeira Página

 

Publicada em 02/12/2003

Brasil ajuda Tanzânia a resolver

conflitos pelo uso da água

Os governos do Brasil e da Tanzânia deverão assinar acordos de cooperação técnica nas áreas de gestão de recursos hídricos, pesquisa agropecuária e saúde. Os primeiros detalhes do acordo que poderá ser estendido a outras áreas, foram discutidos recentemente em reunião entre a comitiva da Tanzânia que visitou o Brasil em novembro último. A ABC (Agência Brasileira de Cooperação) recebeu os visitantes e está encarregada de organizar a equipe brasileira para uma missão exploratória àquele país, com o fim de estruturar as bases dos acordos.

A comitiva tanzaniana, liderada por Washington Mutayoba, coordenador do Projeto de Gestão de Bacias Hidrográficas da Tanzânia, esteve na sede da ANA (Agência Nacional de Águas). Ali, conheceram o modelo brasileiro de gestão de recursos hídricos.

Segundo Mutayoba, a Tanzânia vive diversos conflitos pelo uso da água, envolvendo usuários da irrigação e do abastecimento humano. A partir das informações coletadas no Brasil, será preparado um plano de recursos hídricos que resultará num projeto de lei naquele país.

Na área de águas, o acordo deverá destacar a troca de informações. Isso porque o Brasil já vem fornecendo auxílio para a gestão de recursos hídricos, especialmente sobre as diretrizes legais e institucionais. Na área da saúde, há grande interesse dos visitantes pela prevenção e tratamento da Aids. Na agropecuária serão destaques a pesquisa com sementes e a melhoria do gado zebu da Tanzânia.

Com viagem financiada pelo Banco Mundial, a delegação tanzaniana visitou, além da ANA, a sede da Embrapa, as estações de tratamento de esgotos de Brasília e as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Conheceram a represa de Sobradinho, o projeto de irrigação da Codevasf e diversos outros projetos das prefeituras locais.

A República Federal da Tanzânia ocupa área de 945 mil km² da África Oriental (sul) e tem 30 milhões de habitantes. Foi formada em 1964 a partir de Tanganica, a parte continental, e Zanzibar, uma das ilhas. A língua oficial é o suaili, a capital é Dodoma e as cores da bandeira nacional são o verde, o amarelo, o azul e o preto. As ilhas Zanzibar e Pemba detêm o monopólio mundial do cravo-da-índia.

Os limites geográficos do país são banhados por três grandes mananciais: o Lago Niassa no sudoeste, o Lago Tanganica a oeste e o Lago Vitória ao norte.

Para comentar esta notícia, clique aqui

 

                    Últimas 10

40:

01.12.03

>

Criação da Arsae pode comprometer investimentos da Sabesp.

39:

01.12.03

>

Energia limpa está mais perto do automóvel.

38:

29.11.03

>

A Floresta Amazônica não é o pulmão do mundo.

37:

28.11.03

>

Poluição gerada pela suinocultura é discutida em SC.

36:

27.11.03

>

Água mais pura do mundo pode estar ameaçada.

35:

26.11.03

>

Marta Suplicy desagrada Sabesp ao criar a Arsae.

34:

26.11.03

>

Dinheiro da cobrança pelo uso da água retorna ao Paraíba do Sul.

33:

25.11.03

>

Água será tema da Campanha da Fraternidade.

32:

24.11.03

>

Represa Guarapiranga está com 20% da capacidade.

31:

23.11.03

>

Existe quem faça chover.

                       

 

 

Topo

  Voltar :: Outras Notícias :: Primeira Página